sexta-feira, 22 de abril de 2016

O CONHECIMENTO. ALUNOS 2º ANOS A-B-C ESCOLA DIVA HEUGUENEY

O CONHECIMENTO ALUNOS DO 2º ANO A; B; C (DA ESCOLA DIVA HEUGUENEY)
FILOSOFIA.
O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem (a posteriori), o através da introspecção (a priori). No sentido mais lato do termo, trata-se da posse de múltiplos dados inter-relacionados que, por si só, têm um menor valor qualitativo.
Para o filósofo grego Platão, o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro (episteme). Por sua vez, a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do âmbito do provável e do aparente.
O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objeto. O processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objeto, operação e representação interna (o processo cognoscitivo).
A ciência considera que, para alcançar o conhecimento, é necessário seguir um método. O conhecimento científico não só deve ser válido e consistente do ponto de vista lógico, como também deve ser provado através do método científico ou experimental.
A forma sistemática de criar conhecimento tem duas etapas: a pesquisa básica, durante a qual se avança na teoria; e a pesquisa aplicada, durante a qual se aplica a informação.
Sempre que o conhecimento se pode transmitir de um sujeito para outro através de uma comunicação formal, fala-se de conhecimento explícito. No entanto, se o conhecimento for difícil de comunicar e se se relacionar com experiências pessoais ou com modelos mentais, fala-se então de conhecimento implícito.
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer algo. Também pode ser uma informação que possa ser adquirida, como uma instrução.
O significado de conhecimento tem origem no latim cognoscereque significar saber e pode ser dividido em fases como: hipóteses, conceitos, teorias, entre outros.
Conceitos de Conhecimento
Os conceitos de conhecimento estão ligados a informação e o que se pode extrair dela. A partir da identificação de dados e o entendimento de seus significados pode-se gerar o conhecimento, como uma informação que tem algum tipo de utilidade.
Alguns exemplos de conhecimento são:  o conhecimento das leis; conhecimento de determinado fato; um recibo ou nota em que se verifica o aceite de determinado produto ou serviço; conhecimento adquirido através de estudo ou experiência; autoconhecimento, entre outros.
O conhecimento se baseia no sujeito, aquele que é capaz de aprender e no objeto que é aquilo que se pode conhecer.
Tipos de Conhecimento
Os tipos de conhecimento são: o conhecimento sensorial, que é aquele comum entre seres humanos e animais; o conhecimento intelectual, que é aquele baseado no raciocínio; o conhecimento popular ou conhecimento empírico, que vem da tradição; o conhecimento científico, baseado em estudos e provas; o conhecimento filosófico, surge da discussão de ideias e o conhecimento teológico vem da crença em alguma religião.
Conhecimento na Pedagogia
Dentro da pedagogia, o conhecimento atua como condutor do aprendizado, facilitando o entendimento e fixação de conceitos, teorias, de tudo que se pode aprender.
Conhecimento empírico
O conhecimento empírico é baseado na tentativa e erro, no conhecimento adquirido no dia-a-dia, empírico significa através da observação.
Conhecimento científico
É o Conhecimento baseado na realidade, onde conceitos são postos a prova, e não somente na razão como no conhecimento filosófico ou na observação como no conhecimento empírico.
Auto Conhecimento e Sabedoria
Na filosofia o autoconhecimento traduz a necessidade de o indivíduo ter conhecimento sobre si e quando esse indivíduo adquire uma grande quantidade de conhecimento pode-se dizer que ele é dotado de sabedoria.
O ato de conhecer
  Teoria do conhecimento => campo que abarca as questões sobre o conhecer.
  Conhecimento => modo pelo qual o sujeito se apropria intelectualmente do objeto
  Ato – relação sujeito e objeto.
  Produto – resultado do acumulado.
2. Os modos de conhecer
  Intuição – conhecimento imediato
  Empírica – baseada na experiência
  Sensível – sentidos.
  Psicológica – sentimentos.
  Inventiva – inspiração.
  Intelectual – intuição primeira
  Conhecimento discursivo – conhecimento mediato => conceito ou idéias gerais => juízos e raciocínios => demonstração e conclusões.
3. A verdade
  Veracidade
  Veraz (não mente)
  Verdade / mentira
  realidade
  verdadeiro / falso
  Realidade (depende do juízo)
4. Podemos alcançar a certeza?
  Dogmatismo
  Senso comum: certezas não questionadas.
  Filosófico: a razão pode alcançar a certeza absoluta – René Descartes.
  Ceticismo
 Não há possibilidade de conhecimento – Gorgias (ser – pensar – dizer).
  Moderado: é impossível encontrar certezas, mas não se deve abandonar a busca da verdade.
  Pirro de Élida
  Suspensão do juízo.
  Não se pode discernir verdadeiro do falso.
  Michel de Montaigne
  Valorização da subjetividade.
  A consciência prefere a dúvida à certeza.
 David Hume
  Nossas certezas são probabilidades.
  Immanuel Kant
  Só conhecemos os fenômenos.
5. Teorias sobre a verdade
  Evidência como critério da verdade
  Aristóteles – “é verdadeira a proposição que corresponde a um fato da realidade”.
  Racionalismo – há um mundo objetivo a ser desvendado pela razão
  Mestres da suspeita – termo cunhado por Paul Ricoeur para designar Marx, Nietzsche e Freud por suspeitarem das ilusões da consciência.
  Marx: a ideologia
  Conhecimento ilusório (manter a verdade do dominante)
  Nietzsche: o critério da vida
  Instintos – valores são racionais
  Freud: o inconsciente
  A busca da verdade velada
  Desejos
  Há desdobramentos posteriores.
6. A verdade como horizonte
  Aceitar o movimento contínuo entre certeza e incerteza.
  A verdade continua como propósito humano necessário e vital, que exige a liberdade de pensamento e o diálogo, para que os indivíduos compartilhem as interpretações possíveis do real.





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