O CONHECIMENTO ALUNOS DO 2º ANO
A; B; C (DA ESCOLA DIVA HEUGUENEY)
FILOSOFIA.
O conhecimento é um conjunto de
informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem (a
posteriori), o através da introspecção (a priori). No sentido mais lato do
termo, trata-se da posse de múltiplos dados inter-relacionados que, por si só,
têm um menor valor qualitativo.
Para o filósofo grego Platão, o
conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro (episteme). Por sua vez,
a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do
âmbito do provável e do aparente.
O conhecimento deve a sua origem
à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na
razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objeto. O
processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objeto, operação e
representação interna (o processo cognoscitivo).
A ciência considera que, para
alcançar o conhecimento, é necessário seguir um método. O conhecimento
científico não só deve ser válido e consistente do ponto de vista lógico, como
também deve ser provado através do método científico ou experimental.
A forma sistemática de criar
conhecimento tem duas etapas: a pesquisa básica, durante a qual se avança na
teoria; e a pesquisa aplicada, durante a qual se aplica a informação.
Sempre que o conhecimento se pode
transmitir de um sujeito para outro através de uma comunicação formal, fala-se
de conhecimento explícito. No entanto, se o conhecimento for difícil de
comunicar e se se relacionar com experiências pessoais ou com modelos mentais,
fala-se então de conhecimento implícito.
Conhecimento é o ato
ou efeito de conhecer algo. Também pode ser uma informação que possa
ser adquirida, como uma instrução.
O significado de conhecimento tem
origem no latim cognoscere, que significar saber e
pode ser dividido em fases como: hipóteses, conceitos, teorias, entre outros.
Conceitos de Conhecimento
Os conceitos de conhecimento
estão ligados a informação e o que se pode extrair dela. A partir da
identificação de dados e o entendimento de seus significados pode-se gerar o
conhecimento, como uma informação que tem algum tipo de utilidade.
Alguns exemplos de conhecimento
são: o conhecimento das leis; conhecimento de determinado fato; um recibo
ou nota em que se verifica o aceite de determinado produto ou serviço;
conhecimento adquirido através de estudo ou experiência; autoconhecimento,
entre outros.
O conhecimento se baseia no
sujeito, aquele que é capaz de aprender e no objeto que é aquilo que se pode
conhecer.
Tipos de Conhecimento
Os tipos de conhecimento são: o conhecimento
sensorial, que é aquele comum entre seres humanos e animais; o conhecimento
intelectual, que é aquele baseado no raciocínio; o conhecimento
popular ou conhecimento empírico, que vem da tradição; o conhecimento
científico, baseado em estudos e provas; o conhecimento filosófico,
surge da discussão de ideias e o conhecimento teológico vem da
crença em alguma religião.
Conhecimento na Pedagogia
Dentro da pedagogia, o
conhecimento atua como condutor do aprendizado, facilitando o entendimento e
fixação de conceitos, teorias, de tudo que se pode aprender.
Conhecimento empírico
O conhecimento empírico é baseado
na tentativa e erro, no conhecimento adquirido no dia-a-dia, empírico significa
através da observação.
Conhecimento científico
É o Conhecimento baseado na
realidade, onde conceitos são postos a prova, e não somente na razão como no
conhecimento filosófico ou na observação como no conhecimento empírico.
Auto Conhecimento e Sabedoria
Na filosofia o autoconhecimento
traduz a necessidade de o indivíduo ter conhecimento sobre si e quando esse
indivíduo adquire uma grande quantidade de conhecimento pode-se dizer que ele é
dotado de sabedoria.
O ato de conhecer
Teoria do
conhecimento => campo que abarca as questões sobre o conhecer.
Conhecimento =>
modo pelo qual o sujeito se apropria intelectualmente do objeto
Ato – relação sujeito
e objeto.
Produto – resultado
do acumulado.
2. Os modos de conhecer
Intuição –
conhecimento imediato
Empírica – baseada na
experiência
Sensível – sentidos.
Psicológica –
sentimentos.
Inventiva –
inspiração.
Intelectual –
intuição primeira
Conhecimento
discursivo – conhecimento mediato => conceito ou idéias gerais => juízos
e raciocínios => demonstração e conclusões.
3. A verdade
Veracidade
Veraz (não mente)
Verdade / mentira
realidade
verdadeiro / falso
Realidade (depende do
juízo)
4. Podemos alcançar a certeza?
Dogmatismo
Senso comum: certezas
não questionadas.
Filosófico: a razão
pode alcançar a certeza absoluta – René Descartes.
Ceticismo
Não há possibilidade de
conhecimento – Gorgias (ser – pensar – dizer).
Moderado: é
impossível encontrar certezas, mas não se deve abandonar a busca da verdade.
Pirro de Élida
Suspensão do juízo.
Não se pode discernir
verdadeiro do falso.
Michel de Montaigne
Valorização da
subjetividade.
A consciência prefere
a dúvida à certeza.
David Hume
Nossas certezas são
probabilidades.
Immanuel Kant
Só conhecemos os
fenômenos.
5. Teorias sobre a verdade
Evidência como
critério da verdade
Aristóteles – “é
verdadeira a proposição que corresponde a um fato da realidade”.
Racionalismo – há um
mundo objetivo a ser desvendado pela razão
Mestres da suspeita –
termo cunhado por Paul Ricoeur para designar Marx, Nietzsche e Freud por
suspeitarem das ilusões da consciência.
Marx: a ideologia
Conhecimento ilusório
(manter a verdade do dominante)
Nietzsche: o critério
da vida
Instintos – valores
são racionais
Freud: o inconsciente
A busca da verdade
velada
Desejos
Há desdobramentos
posteriores.
6. A verdade como horizonte
Aceitar o movimento
contínuo entre certeza e incerteza.
A verdade continua
como propósito humano necessário e vital, que exige a liberdade de pensamento e
o diálogo, para que os indivíduos compartilhem as interpretações possíveis do
real.
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