sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAENTAL. NEUZA RITA DE SÁ JHONY MAYCOW DESANJIACOMO RODRIGUES.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

NEUZA RITA DE SÁ

JHONY MAYCOW DESANJIACOMO RODRIGUES. 

                                  

 RESUMO

Buscamos identificar nesse estudo uma discussão a respeito da alfabetização nas séries iniciais.
Por meio de estudo e coleta de informações bibliográficas nos diversos aspectos da educação do Estado de Mato Grosso, é possível perceber as grandes dificuldades e os desafios propostos para diminuir as dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental nas séries iniciais.
Por ser uma proposta inovadora e de resgate ao ser humano, o plano pedagógico está voltado para os ciclos com o objetivo principal a formação humana inovadora. Já com ênfase nos novos estudos do BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que busca uma nova forma de trabalhar os conteúdos e os planos pedagógicos nas escolas, e de uma forma geral em todo o País, o ensino fundamental tem ganhado destaque nos novos modelos inovadores. 
Por se tratar de uma dinâmica nova, uma dimensão pedagógica ligada na maioria das escolas como programa ciclado, os profissionais sentem a dificuldade de trabalhar com o plano pedagógico inovador quando a proposta é avaliar o aluno por conceitos, não podendo reter essa criança mesmo que ela tenha dificuldades em saber o fundamental que é leitura e a escrita. A Nova base curricular vem de encontro a essas dificuldades buscando orientar os profissionais da educação do ensino fundamental a novos desafios.

O objetivo é analisar as representações de alfabetizadores sobre os conceitos que permeiam a questão do letramento. Por meio de um questionário semiestruturado, os docentes responderam questões que relacionavam definições sobre linguagem, alfabetização e letramento. A análise linguístico-discursiva dos enunciados possibilitou-nos perceber como os docentes lidam com tais temas e os definem. Acreditamos que tais definições podem fornecer pistas de como são as práticas desses educadores e, consequentemente, suas relações com o ensino e a aprendizagem de letramento no contexto escolar. Como referencial teórico o trabalho ancora-se nos estudos da Linguística Aplicada em interface com a Análise de Discurso de linha francesa e estudos do campo da Educação.    Os resultados apontam para a necessidade de refletirmos sobre quais conceitos permeiam a prática docente em termos de letramento, buscando assim, desvelar as ideologias que perpassam o fazer pedagógico, tornando os profissionais mais reflexivos sobre as ações socioideológicas que configuram o seu trabalho.

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