DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
SIRLEI SOUZA BARLETA
DEGMAR MOURA DOS SANTOS
RESUMO
As dificuldades na aprendizagem não estão ligadas
somente a fatores psicológicos ou culturais, desde que a humanidade se conhece por
humanidade esse problema vem permeando os estudiosos em desenvolver métodos que
facilitem que o homem aprenda mais cedo e com mais facilidade. Destacar ou
enumerar os problemas específicos seria incoerente nesse estudo. O que se
pretende é discutir caminhos e propostas inovadoras que levem as crianças a não
ver a escola como um castigo, um lugar de sacrifícios e de insatisfações.
Desde que surgiu o ensino até hoje, sabe-se que
grande parte dos alunos apresenta dificuldades na aprendizagem e estas começam
desde a pré-escola e se arrastam pelas series iniciais. É na primeira infância
que se assentam as bases para o desenvolvimento da inteligência da criança.
Estas dificuldades podem estar relacionadas a uma série de fatores. Um deles é
o método de ensino utilizado pela escola ou pelo professor, outro fator é a
falta de motivação dos alunos em sala de aula por parte dos professores. Esse
tema foi escolhido foi escolhido em função da sua grandiosidade e da
contribuição significativa que pode se trazer com ele para as escolas.
É importante
conhecermos as dificuldades da aprendizagem apresentadas pelos alunos nas
séries iniciais, para quando for fazer parte do quadro docente de uma escola
saber identificar e sanar as mesmas.
Através dos estudos coletados e de nossas práticas pedagógicas em na
escola municipal e estadual do Estado de Mato Grosso, o problema de
aprendizagem nas séries iniciais esta diretamente ligada às questões da
alfabetização.CONTINUAR. artigo completo http://www.ISBN978-85-7393-816-6 publicações editoriais
Nenhum comentário:
Postar um comentário